COLÉGIO PORTO ALVORADA: LADO A LADO, MESMO À DISTÂNCIA

15/04/2020

COLÉGIO PORTO ALVORADA: LADO A LADO, MESMO À DISTÂNCIA

 

            Uma época de resiliência, adaptação. Essas são as palavras-chave que o Colégio Porto Alvorada encontrou para enfrentar o contexto atual de pandemia pelo coronavírus. Em vez de precipitação, precaução; substituiu pânico por equilíbrio e ansiedade por cautela. Com isso, uma metodologia de ensino diferenciada surgiu; nem pior, nem melhor, apenas diferente!



             Honrando sua tradição de vanguarda, o Colégio Porto Alvorada escolheu se adaptar às mudanças e tão logo o cenário de quarentena começou a se desenhar, a escola passou a optar por alternativas para garantir a pais e alunos o menor impacto possível durante o período longe da escola.



            Após uma série de reuniões entre direção, coordenação e departamento de tecnologia e informática, a escola organizou uma didática digital e preparou os professores para que aulas online fossem oferecidas, dividindo a estratégia de acordo com os segmentos. Os professores de Educação Infantil prepararam videoaulas, textos, vivências, brincadeiras e estimulações através da plataforma Edmodo com os conteúdos que seriam trabalhados em sala de aula. As aulas online utilizaram diversos recursos como YouTube ou APP do PLAYKIDS; Atividades motivadoras e autoexplicativas foram muito bem recebidas pelas crianças – não faltando até mesmo, a visita do Coelho da Páscoa.



As turmas de Ensino Fundamental I também participaram da estratégia das videoaulas. Lives foram feitas através do aplicativo de videoconferência “zoom” (2º até o 5º ano); Portal SAS (EUREKA para 4º e 5º ano) e App (PLAYKIDS até 3º ano). Além de criar uma rotina, eles mantiveram o vínculo com os professores, algo fundamental nesse momento, que também é muito difícil para eles, por envolver uma mudança tão profunda de realidade praticamente de uma hora para outra.



Os alunos do Fundamental II e Médio tiveram experiência semelhante. Após uma primeira semana de adaptação, os jovens passaram a participar de três momentos importantes e diários: das 8h às 9h30, nas pré-aulas, os alunos fizeram na plataforma Edmodo as atividades propostas pelos professores, como videoaulas, textos, podcasts; das 9h30 às 10h30, receberam atividades complementares, postadas na plataforma Edmodo. Entre 10h30 e 12h45, os professores fizeram lives, via Youtube ou aplicativo de videoconferência Zoom, mantendo contato direto com os alunos. Nesses momentos, os professores tiraram dúvidas, aprofundaram os assuntos que fizeram, ou deram aulas, usando ferramentas tecnológicas. Para tanto, os educadores participaram de um curso pela Universidade Estadual de Goiás (Produção Audiovisual para Vídeos Educacionais) e palestras que auxiliaram a dinâmica das novas metodologias de ensino.



Além disso, no período da tarde, através de lives, os alunos participaram de plantões de dúvidas, pois uma vez por semana, os professores organizaram Quiz a fim de validarem o processo virtual de ensino e aprendizagem.



Os pais também não ficaram distantes da escola. Como de costume, o contato da família foi intensificado através do ClassApp. Mas, se houvesse necessidade da presença dos pais no Colégio, um plantão foi organizado das 8h às 11h e das 13h às 16h, com todas as precauções necessárias para evitar danos à saúde.



Agora, um novo cenário será organizado. Após o encerramento do primeiro bimestre e com o conteúdo programático cumprido, os pais foram consultados em uma pesquisa e optaram pela antecipação das férias que seriam em julho. Portanto, de 20 de abril a dez de maio, haverá essa antecipação das férias, sendo que se houver autorização pelos órgãos governamentais de um possível retorno, este será imediato.



“Sabemos que se trata de um período desafiador, e toda nossa equipe pedagógica encontra-se pronta para ajudar no que for necessário nesse contexto. Estamos atentos aos feedbacks para o planejamento e replanejamento de nossas atividades e sempre lembrando que queremos que nossos alunos sintam confiança e a certeza de que este momento vai passar, e vamos sair dele com NOVAS HABILIDADES E APRENDIZAGENS, que vão além do acadêmico”, afirmaram as mantenedoras do Colégio, Ana Cristina Grizzo Lima e Maria Angela Grizzo.